29 de out. de 2011

Viajando com Sofia

Olá! Hoje é o Dia Nacional do Livro. 

Você sabe do por que se comemora essa data? Vai aí um pouquinho de história, para nos situarmos:
Por que foi no dia 29 de outubro, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO. [ProLivro]
Então, nesse dia, nada melhor do que falarmos sobre livros! 

Quem me conhece, sabe o quanto amo ler! Por isso, gostaria de compartilhar com vocês um livro eu amo demais. 'O mundo de Sofia', de Jostein Gaarder, me agarrou pelos olhos, alma e coração, num período de minha vida em que eu estava contestando tudo o que acontecia a minha volta. Era um livro emprestado. Vários anos depois fiz questão de comprar para poder tê-lo ao meu alcance, sempre que quisesse. Era maravilhoso ler e viajar pelas descobertas de Sofia. Pode parecer clichê, mas esse foi um livro que, de forma gostosa, me levou a amar filosofia! 
Gosto tanto dessa obra, que ano passado comprei a minissérie norueguesa, baseada nesse best seller. A minissérie não tem a superprodução de Hollywood, mas vale a pena ser visto. Não dá pra comparar com a grandeza do livro, no entanto, não me arrependo de ter comprado o DVD.  Então, para quem ainda não teve a oportunidade de ler essa maravilha, fica a dica de leitura. Aprecie. Vale muito a pena! 

E você? Tem algum livro que lhe marcou?!

Vejam que lindo, estou no Educar para crescer com esse mesmo livro. 

Me visitem no EducarParaCrescer! => O livro que fez a cabeça da professora Joicy Fonseca!

 
A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas, por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede. [Carlos Drummond de Andrade]

25 comentários:

  1. Marcar assim como o Mundo de Sofia lhe marcou, não tenho nenhum ainda, mas um que eu gostei muito que li ano passado foi O vendedor de armas do Hugh Laurie, o ator que faz o House da série homônima. Recomendo.

    http://rickyoz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Vou anotar a dica! Tem 2 livros que eu leio, leio e leio e não me canso de ler que são Carbonários, do Alfredo Sirkis e Iara, da Judith Patarra

    ResponderExcluir
  3. Também amo ler, e amei o Mundo de Sofia. Muitos livros me prenderam, talvez não tenham me arrebatado como este livro fez com você Joicy,mas gostei muito da série As Brumas de Avalon, As Mil e uma noites, a série Torre negra do Stephen King, e me comovi com Os Meninos da Rua Paulo do húngaro Ferenc Molnár. São tantos...
    Carol Machado

    ResponderExcluir
  4. Que bom que gostou... e leia mesmo, vale muito a pena, ele é tão bom escritor quanto é como ator.
    To te seguindo também. ;D

    ResponderExcluir
  5. Valeu, Rick, como eu disse em seu blog, ainda não li esse livro O vendedor de armas, mas achei interessante por saber que é do Hugh Laurie... anotadíííííssima a dica... Detee, super anotados s nomes de seus livros. Tem uma amiga minha que simplesmente aaaamaaaa esse livro da Judith Patarra!! Carolzinhaaaa, professora lindaa, tenho muita vontade de ler Os Meninos da Rua Paulo, já li uma linda resenha sobre ele. Valeu pela participação de todos vcs! bjks e voltem sempre!

    ResponderExcluir
  6. Oi tia! Um livro que eu sempre gostei muito, foi O menino Maluquinho, que a senhora me deu de presente, lembra? Adoro.

    ResponderExcluir
  7. Poxa, difícil escolher um livro que me marcou mais, todos são diferente e marcam de forma diferente... mas acho que vou no Pequeno Príncipe de Saint Exupéry. Um livro fantástico. :)
    Obrigada por passar lá no meu blog, será sempre bem-vinda.
    Também gostei do seu cantinho... certamente também virei mais vezes aqui. :)
    abraços!

    http://manusoaress.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá, adorei recebê-la em meu blog, espero que volte mais vezes.
    Como me foi pedido, estou aqui. E posso lhe dizer que não me arrependi, pois adorei seu blog.
    Ah, é claro, COM TODA CERTEZA DO MUNDO, também irei viajar no Mundo de Sofia.
    Vou comprar o mais rápido possível!
    Sou uma eterna apaixonada por livros, simplesmente amo ler!
    Dois livros que me marcaram bastante foram: A Cabana e Depois Daquela Viagem.
    São dois livros realmente incríveis, vale muito a pena serem lidos, relidos e lidos de novo.
    Então é isso, já estou lhe seguindo!
    Um beijo :*

    ResponderExcluir
  10. oieee um livro que marcou minha adolescência louca foi cristiane f mais o atual foi adeus china a história de uma bailarino ambos fatos reais bjokass

    ResponderExcluir
  11. Um livro que marcou a mi8nha vida e fez com que eu me apaixonasse pela leitura foi A menina que roubava livros, uma estória perfeita que estará para sempre na minha memoria!

    ResponderExcluir
  12. Um livro que me marcou muito e, com certeza, foi um dos melhores que já li é o "Querido John", do Nicholas Sparks. Já leu?
    Obrigada pelo comentário no meu blog! :)

    http://umadosedeoverdose.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Gabii, sua linda da titia! Ziraldo é sempre maravilhoso! Desejo que vc cresça gostando dessa maravilha que é a leitura. Se depender da titia, vai sim! Te amo!!

    ResponderExcluir
  14. MANU, "O pequeno príncipe" é um lindo livro mesmo! Amoooo demais. Qdo meu filho tinha 1 ano e meio li pra ele, acredita!? Fui lendo aos poucos. Garanto que ele amou! rs Tbem já realizei trabalhos com meus alunos, sobre ele... todas as vezes foi sucesso garantido! Adoro o filme, tbem!
    LUANA, Já ouvi falar do livro "A cabana", mas, nunca li. Eu sei que ele é superr comentado!
    DACIELY, carammba! Vc me fez voltar no tempo! Acredita que li esse "Cristiane F." há +ou- 20 anos!? Nossa, uma história muito forte! Eu amei esse livro. Nos faz refletir muito!!
    ANA CAROLINE "A menina que roubava livros" é simplesmente belo!
    MARCELLE CRISTINA, o "Meu querido John" tem um filme sobre ele, não é!? Tenho uma amiga, Juliana Azevedo (do blog Glamourdaju) que aaaaamaaaaa essa história! Nunca li... mas, já ouvi muito sobre ele! Obrigada pela participação de todas vcs, meninas lindas! Voltem sempre! bjks

    ResponderExcluir
  15. Assim como Ana Carolina, "A menina que roubava livros" me marcou muito. Na verdade no começo ele não foi bom (pra mim), então na primeira vez eu li apenas umas 10 páginas e deixei ele lá, descansando um pouco, na segunda chance que dei, eu li até o fim em apenas 2 ou 3 dias. Nunca chorei tanto lendo um livro.

    ResponderExcluir
  16. LAY SANTANA, que lindo! É tão bom quando um livro nos pega de jeito, né!? Adoooro! Isso, de deixar o livro pra lá, dando um tempo pra depois pegar de novo já aconteceu comigo. Quanto ao choro!? Pode ficar sossegada, que eu já chorei até mesmo lendo livros infantis para meus alunos. rsrs Isso mesmo!! O último que me pegou de jeito e me fez cair no choro, na frente da meninada, foi "O patinho que não sabia voar" do Rubem Alves. E, não chorei sozinha... fui acompanhada por mais um tantinho razoável de alunos... rs... Eles já sabe que tá tudo bem em demonstrar as emoções. Faz parte! rs Acho que isso acontece pq eu conto as histórias com muita emoção, me envolvo muito! rsrs... Obrigada por compartilhar conosco! Será sempre bem vinda por aqui!! :D bjks

    ResponderExcluir
  17. Obrigada pela visita em meu blog!! =D
    É tão dificil dizer qual livro mais me marcou...
    Todos os livros que li, de alguma forma, me ensinaram e me transformaram.
    Se é para citar apenas um, então digo: O Pequeno Príncipe. É um livro lindo, cheio de ensinamentos e que toca o meu coração toda vez que leio.
    Super legal o seu blog!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi, Joicy! Tem um filme sobre o livro sim, mas o filme não chega aos pés do filme. Os livros têm sempre muito mais detalhes que os filmes, né? Mas vale a pena assistir mesmo assim. Lê o livro sim! A história é simplesmente maravilhosa! Assim como a sua amiga, eu também AMO, rsrs. Também não sou fã da banda Nightwish em si, mas a Tarja é maravilhosa! Sem palavras pra ela. Não precisa agradecer. Eu que agradeço por ter você no meu blog. :) Beijão!

    ResponderExcluir
  19. É um baita livro, mesmo. Adoro filosofia, também. Por sinal, já pirei muito pensando no velho embate Heráclito x Parmênides, hehehe.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. GISELE, como eu disse acima, para a Manu, O pequeno príncipe é um livro lindo mesmo! É uma obra que me toca profundamente, todas as vezes que leio...

    MARCELLE a dica ficou... vou deixar anotado no bloquinho aqui! rs... De tanto ouvir minha amiga falar e agora vc, terei que ler! rs Valeu!

    BRUNO, que bom saber de mais um companheiro, amante dessa obra linda que é o livro O MUNDO DE SOFIA! Filosofia faz parte da minha vida... amoo! O livro realmente nos leva a refletir (e pirar...rs) profundamente sobre todas essas questões, a priori, difíceis de compreender na história da filosofia! Acredita que quando li o livro pela primeira vez, ficava imaginando que eu tbem poderia receber alguns bilhetes e cartões anônimos!? rsrsrs... eu sei, maluquinha eu... mas, os livros sempre me despertaram essa sensação de estar participando diretamente com suas histórias! ADOOOORO!

    ResponderExcluir
  21. Olá, primeiramente agradeço de coração a visita e o comentário em meu blog! Eu nunca li esse livro "O mundo de Sofia", e também nunca tinha ouvido falar... Mas por todos seus comentários positivos sobre, estou pensando em ler. Um livro que gostei bastante foi Gente Famosa, que narra a vida de uma jovem jornalista de celebridades. Gostei bastante, tinha um romance secreto que me preendeu do começo ao fim. Vale apena! Estou seguindo, beijinhos.

    ResponderExcluir
  22. Darling, se tiver a oportunidade leia mesmo... é muito bom! Sobre o filme que te marcou, ainda não conheço. Vou anotando no bloquinho pra conferir a respeito... ;) Volte sempre! bjks

    ResponderExcluir
  23. Bem, o livro que marcou mais pra mim foi os da Sookie Stackhouse Novels e os do Twilight Saga.

    ResponderExcluir
  24. Oi Joicynha!!!
    Eu estou louca pra lê-lo!
    Está aqui em casa... peguei na biblioteca e ta velhinho velhinho...
    Vou ler e assim que postar resenha te aviso!
    Adorei!
    Beijos*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Olá Joicy! Super Boa noite!!
    Caramba, eu já li este livro e me entrosei no encantamento do mesmo, além de ter enriquecido muito meu intelecto! Já estou pensando em rele-lo, afinal, a cada leitura nossa apreendemos essências diferentes. Ótima indicação!

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir

Olá! Faça seu comentário!

Mas, NÃO DEIXE DE LER A POSTAGEM! ;)

Sinta-se a vontade!!! Sacomé, né!? Se você leu e chegou até aqui, não custa nada comentar... :)